terça-feira, 16 de setembro de 2014

Polícia e MPPE entram em crise durante investigação do assassinato de promotor Para o STJ, o conflito entre as duas instituições atrapalhou as investigações do assassinato de Thiago Farias

Jorge Cavalcanti 

http://jconline.ne10.uol.com.br/

Apesar da força-tarefa montada para investigar o assassinato do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, a Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foram incapazes de avançar na apuração do caso e entraram em “conflito institucional”. A crise se enraizou e gerou falhas consideradas graves a ponto de eliminar a possibilidade de identificação e localização dos suspeitos de planejar e executar o crime, ocorrido no Agreste pernambucano, numa região conhecida como Triângulo da Pistolagem e dominada por grupos de extermínio. Foram essas as considerações do ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao decidir repassar à Polícia Federal o comando das investigações. Thiago Faria foi executado com tiros no rosto e no pescoço no dia 14 de outubro de 2013. A menos de um mês do homicídio completar um ano, não há nenhum suspeito detido.

O JC teve acesso à decisão do ministro Rogerio Schietti. Nela, o relator enumera vários episódios de atrito entre Polícia Civil e MPPE. As duas instituições deveriam ter trabalhado de forma conjunta para dar resposta a um crime de repercussão nacional. Mas acabaram atuando em desarmonia, realizando diligências paralelas, uma dificultando o trabalho da outra. “Considerando que já se passaram nove meses desde o homicídio e que a falta de entendimento operacional entre a Polícia Civil e o MPPE tem ensejado um conjunto de falhas na investigação que pode acabar comprometendo o resultado, com riscos de impunidade, as autoridades não estão dando sinais de que, em tempo hábil, haverá resposta eficiente”, concluiu o relator.

A menos de um mês do homicídio completar um ano, não há nenhum suspeito detido
O pedido para “federalizar” o caso foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Além do ministro Rogerio Schietti, os outros oito integrantes da Terceira Seção do STJ concordaram com a transferência à PF do inquérito no dia 13 de agosto. A decisão foi publicada no Diário de Justiça no último dia 1º. Thiago Faria sofreu uma emboscada quando dirigia seu veículo pela PE-300, entre os municípios de Itaíba, onde trabalhava como promotor titular, e Águas Belas, onde residia. Ele estava acompanhado da noiva, a advogada Mysheva Martins, e do tio dela, Adaltivo Elias Martins. Os dois escaparam sem ser atingidos pelos disparos de calibre 12.

Nenhum comentário:

Jc On line

PE 360 Graus

Pernambuco.com

Blog do CAP PETRUS © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO